vovocristina.com.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SUCO DE ARAÇÁ-BOI


Esta semana, envolvidíssima com a obra da Fraternidade, tive a oportunidade de conhecer este fruto delicioso. Fiquei encantada com o sabor e suas propriedades. Eu estava meio caidinha com uma gripe forte, mas quando tomei o suco do Araçá-boi, suei muito e me deu tanta disposição que até fiz uma faxina básica na cozinha, rsrsrsrs, mesmo depois de um dia intenso de trabalho.

Enfim, eu sempre que descubro algo interessante, trago para vocês, né?


Olha que lindos são os frutos! A casquinha é fininha e os carocinhos delicados.
Como era novidade, fui pela intuição. Descasquei os frutos, depois espremi na mão, já deixando cair a polpa no liquidificador e separando os carocinhos. Misturei um pouco de água e açúcar. Hummmm....


Pra mim, o sabor do suco é meio parecido com o maracujá com um pouco da acidez do limão, será que vocês imaginam que gosto tem? Eu amei!

Esta é a árvore da frutinha em questão, 
frondosamente presente no terreno do Sr. Chico, 
 que foi super gentil em me apresentar esta maravilha:


Olhem os detalhes dos frutos caídos pelo chão.
Tudo isso ao lado de nossa Fraternidade.

 O Araçá-boi é originária da região Ocidental Amazônica abrangendo além do Brasil, a Bolívia e Peru. Sua copa é esparsa, seu tronco de casca lisa e escamosa (característica da família) se ramifica em grande quantidade logo na altura do solo, suas folhas são opostas de consistência semi-coriácea (rígidas semelhantes a couro), suas flores são pequenas e brancas, de estames numerosos apresentando deicencia cimosa e florescem várias vezes ao ano.

Apresentando varias aplicações, desde o armazenamento da polpa para a preparação de sucos, geléias e sorvetes, até a confecção de doces, chocolates etc, sendo possível também seu consumo in natura. Possui grande potencial nutritivo contendo vitaminas A, B e C e altas taxas de carboidratos e proteínas, sendo considerado uma novidade no mercado nacional e internacional apesar de a muito já ser conhecido e utilizado pelas comunidades do Norte do Brasil.

fonte: http://naturezadivina.org/textos/araca-boi/


35 comentários:

  1. Não conhece este fruto, mas fiquei curiosa agora para provar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a semelhança do cheiro de maracujá é incrivel...

      Excluir
    2. O suco é bem azedinho. Mas é muito bom, lembra o gosto de maracujá mesmo

      Excluir
  2. Eu também ouvi falar mas nunca provei. Pela descrição acho que eu vou gostar :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. nunca ouvi falar desta fruta...deve ser difícil encontra-la. Mas agora já conheço, só falta provar.

    ResponderExcluir
  4. não conhecia e amei saber..deve ser bom..adoro frutas citricas..bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço e já experimentei o araçá...Não sei se é o mesmo araçá-boi, deve ser.É delicioso mesmo!Viva a Natureza com seus frutos exóticos e deliciosos...beijkas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse fruto! Achei eles bem bonitos, e devem ser deliciosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conhecia. E tava lendo os benefícios, são muitos! É bem azedinho, ele tem o gosto de maracujá

      Excluir
  7. Não conheço, mas parece delicioso!!!

    Bjs... Bom fds!!!!

    ResponderExcluir
  8. Você tem receitas do programa note e anote? Se tiver coloca todas pra gente quero recuperar essas receitas mas não encontro.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho estas receitas, que pena! Teria o maior prazer em enviá-las pra vc. Mas deixe seu contato da próxima vez.

      Excluir
  9. Não conhece este fruto, mas fiquei curiosa agora para provar
    tenha lindo feriado bjo linda

    ResponderExcluir
  10. Interessante não conhecia....
    e fazer o que ele faz,que maravilha ....
    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  11. Experimente bater a polpa com leite condensado e creme de leite. Leve para gelar. Vira um mousse delicioso. Parabéns pelas receitas deliciosas. Dá pra perceber que você faz com amor. Bj
    joice.santini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, eu não tenho mais essa fruta, pois esses que eu ganhei acabaram mesmo. Mas assim que conseguir mais alguns farei esta experiência do creme, imagino a delícia. Beijos.

      Excluir
  12. Que interessante.
    Visite nosso bog, vamos fazer um sorteio para os visitantes terem desconto no restautrante "Casa do Araujo"www.nacasadoaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já visitei o blog e me tornei seguidora, assim não perco as novidades. Obrigada pelo convite!

      Excluir
  13. tenho araça vermelho no meu terreno,e fiz o suco deve ser bom pra prostata pois e suco vermelho,e da uma disposisao,uma delicia,nao tenho blog,meu nome marcia regina alves garret e-mail;digarret@hotmail.com,ha tenho algumas receitinhas pra te passar,vamos manter contato..moro em porto amazonas no parana...um abraço,vocristina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, que legal! Tira foto e manda por e-mail. Esse eu não conheço. Vou adorar receber suas receitas. Beijos.

      Excluir
  14. Seu blog é muito legal. Me dá água na boca.

    ResponderExcluir
  15. provei hoje o suco desse fruto,é delicioso, muito saboroso.

    ResponderExcluir
  16. Oi!!! Q belo blog! Parabéns Vovó Cristina!!!
    Sou pernambucana, mas moro em Roraima, meu vizinho tem uma chácara e comercializa o Araçá-Boi. Sempre compro e apresento o suco às visitas e a receptividade é 100% positiva, pois é um suco delicioso. O fruto tem semelhança de um pêssego, mas é muito azedo para comer. O bom e irresistível é o suco. Desejo que este fruto (ou a polpa) seja conhecido por td Brasil. Forte abraço1 DEUS nos abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  17. essa fruta é tudo de bom.principalmente se for batida com leite ...um VIVA as frutas que nos fazem um bem enorme :-)

    ResponderExcluir
  18. Fomos, eu e minha esposa num passeio no jardim botânico no Rio de Janeiro e nos deparamos com uma árvore com esses frutos e vários caídos em seu entorno sem saber que fruta era. Mesmo assim levamos várias para casa, tanto as que estavam no pé (madura) quanto aquelas que estavam caídas no chão. Em casa fazendo uma pesquisa na internet, encontramos o seu site que nos esclareceu a dúvida com relação de que fruta se tratava: araçá-boi. Fizemos um suco que ficou maravilhoso. Obrigado Vovó Cristina pelo esclarecimento e parabens pelo site. Quanto a fruta, fica aí a dica de mais uma maravilha exótica da natureza, que pelo visto muitos ainda desconhecem. Abraço a todos. Marcelo e Regina. E-mail: malais@ibest.com.br e reginaximenes12@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo e Regina,

      fico muito feluz com esse retorno de vocês.
      Sou carioca...nunca imaginei que tivesse tão pertinho dessa delícia dd fruto. ...nossa!
      Que boa noticia!

      Estarei enviando jm d-mail pea vcs...assim aye estiver em casa. Estou respondendo do celular.
      Até a próxima. ...voltem sempre!

      Excluir
  19. Gente aqui em Cuiaba Mato Grosso tem muiiiito araça-boi o fruta e muito boa para fazer suco .
    combina com o nosso calor...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. araça e comhesida como a goiaba do mato e uma grande alimentação de papagaio

    ResponderExcluir
  21. plantei 3 pés no meu quintal pegou rapidinho, é muito bom esse suco.

    ResponderExcluir
  22. Olá Boa tarde
    Estou precisando deste fruto para analises da semente, onde posso consegui aqui em Manaus o fruto ou somente a semente? Se puder me ajudar agradeço
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Rei das frutas exóticos do Brasil6 de março de 2017 às 10:43

    Tenho muitos frutos de araça boi.envio para todo Brasil e frutos exóticos da Amazônia e outras espécies +Frete.maxhulk2@gmail.com.

    ResponderExcluir
  24. Eu bati no liquidificador ela inteira com casca e sementes, e depois coei, vc recomenda assim? ou será que faz mal?

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...