vovocristina.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

MINGAU DE BANANA



Este vídeo foi apresentado no Programa Sabores da Amazonia, 
onde foi exibido o Mingau de Banana feito pela Vovó Cristina.


Hoje minha filha do coração trouxe para mim esse mingau delicioso feito pela Tia Cáca. Aqui em Manaus é tradicional, em toda parte da cidade você encontra muitas pessoas empurrando um carrinho com dois panelões, um com Mugunzá (nossa conhecida canjica branca) e outro panelão com o Mingau de Banana,
eu não conhecia, mas me apaixonei por essa delícia, quando a amiga Suelane, lá em Itacoatiara me ensinou a fazer. Acho que onde não tem Banana Pacovã, podemos usar a banana da terra, não sei,  só testando.


Essa receita da terrinha é para homenagear meu amigo
SEBASTIÃO SENA,
que é aqui de Manaus, mas mora no Rio de Janeiro há mais de 20 anos.
FELIZ ANIVERSÁRIO.....VIVA 18 DE SETEMBRO!!!
Um dia muito especial, hoje meu pai faria 89 anos,
uma das pessoas mais especiais que existiu em minha vida.
PAI, EU AMO VOCÊ!


INGREDIENTES:
4 bananas pacovãs
2 xícaras de água
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 xícara de tapioca de bolinha
1 vidro de leite de côco
1 colher de café de sal
canela

MODO DE FAZER:

Pique a banana ou raspe a banana para que ela fique em pedaços irregulares. Leve à panela com a água para cozinhar, assim que estiver cozida, quando levantar fervura, retire a espuma, para tirar a acidez da banana, acrescente a tapioca, o leite condensado, o leite de coco e a pitada de sal, até que a tapioca fique cozida e engrosse o mingau. No final adicione o creme de leite e pronto. Se achar que está sem doce, acrescente açúcar a gosto. Deixe engrossar um pouco e experimente para conferir se a tapioca ficou cozida.
Pronto, é só servir com canela ....é delicioso!


DICA DA VOVÓ:  Eu fiz a experiência de acrescentar o leite de coco e ficou maravilhoso!
Para locais onde não se encontra a Banana Pacovã, use a Banana da Terra.


No filme foi colocado a tapioca antes de ferver a banana e não foi tirada a acidez, mas é opcional.
O ideal é você fazer como está escrito aqui na receita.

Quando você fizer esta receita, tire uma foto e envie para blogdavovo@hotmail.com.


31 comentários:

  1. Que legal. Não conhecia mingau de banana.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. deve de ser uma delicia para crianças e crescidos.

    aqui em Portugal á o hábito de dar banana esmagada ( esmaga-se com um garfo) envolve-se com bolacha de maizena ralada tipo farofa( aqui se chama bolacha maria) e um pouco de sumo de laranja.

    ResponderExcluir
  3. Nunca experimentei fazer mingau de banana, mas deve ficar muito bom, hein.
    Beijos
    Patty
    P.S. Aproveito para te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog, são produtos Ovomaltine. TE aguardo lá.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que delícia de mingau! Adoro mingau, me lembra a infância!
    Beijinhos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Que mingau gostoso!
    Faz muito tempo que não como um mingau quentinho...nhumiiii!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Com certeza fica bom com banana-da-terra, porque como nasci aí em Manaus, já falei isso com vc, eu faço sempre aqui, bom sempre não né, senão vou ficar maior que já estou rs!,eu faço assada em fatias no forno que fica ótimo também, frita eu evito um pouco, até na torta de banana que é tradicional que daí faço com a banana assada bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  7. As bananas precisam estar maduras?
    Obrigada e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem lembra da quela massa chamada leonina de banana

      Excluir
    2. Quem lembra da quela massa chamada leonina de banana

      Excluir
  8. Estou adorando as receitas típicas daqui de Manaus que vc está colocando no blog!
    Já recomendei o blog para várias amigas!
    Abraços, Ana Lucena.

    ResponderExcluir
  9. Pois é Dani, eu tb não conhecia, adorei o dia que experimentei.

    Ë Kombi, eu tb adoro banana amassada com leite em pó, aveia, açúcar ou mel, fica ótimo! Mas esse mingau de manhã cedo é bom demais.

    Patty, eu recomendo, vale a pena experimentar.

    Fabi, é verdade, mingau lembra mesmo a infância...ohhh saudade!

    Fla, ele quentinho é muiiiito gotosulo.

    Maura eu era o contrário, só conhecia a banana da terra, mas aqui estou conhecendo os sabores da Amazonia...bom demais!

    Rossandra, algumas pessoas fazem com a banana meio verde, mas para quem tem prisão de ventre, não é recomendado, eu prefiro com as bananas maduras.

    Ana Lucena, que bom que você está gostando, se quiser pode mandar receitas típicas com fotos que coloco aqui no blog, tá?

    Beijos a todas, obrigada pelas visitas!

    ResponderExcluir
  10. Deve ser delicioso, vou fazer com banana nanica.

    ResponderExcluir
  11. Ai que vontade ... amei a idéia!

    ResponderExcluir
  12. Qualquer receita com banana fica boa,pricipalmente bolo.

    ResponderExcluir
  13. FIZ ESSA RECEITA, MAS NÃO ACRENCENTEI A TAPIOCA NEM O LEITE DE COCO, E MESMO ASSIM FICOU UMA DELICIA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Sou de Manaus mas nunca fiz um mingau de banana que prestasse :-( Ele sempre ficava ou mt duro, mt seco, ou sem gosto. Eu sofria pra conseguir o ponto adequado, até que desisti, vivia comprando nas barraquinhas, rsrs. Hoje, mais cedo, vim procurar receita do meu mingauzinho preferido, achei tua receita e acabei de fazer... aahhhhh ficou maravilhoso!!
    Passei pra agradecer!

    E pra dar uma dica às pessoas que moram no exterior e que por acaso achem essa receita mas nao saibam onde encontrar banana da terra: pelo menos pra aqueles que vivem na Alemanha, o lugar certo de comprar essa banana é nos chineses! Basta esperar que elas amadurecam :-)

    Pois é vó Cristina, foi essa alegria que vc me causou hoje. Comer mingau de banana com tapioca na Alemanha. Super obrigada!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NIna...eu estou repassando o Blog inteiro e respondendo com todo carinho.
      Fico feliz com esse retorno, vc nem imagina quanto.
      Beijos.

      Excluir
  15. delícia delícia
    receita da minha terrinha

    ResponderExcluir
  16. essa receita é pra quantas porcões

    ResponderExcluir
  17. Não conheço essa banana da receita. Posso usar banana caturra, ou me expjique se encontro aqui em Curitiba, Paraná. Agradeço muito sua atenção e adorei suas receitas.

    ResponderExcluir
  18. Estou em SP, e vou participar de uma festa junina. Quero fazer essa receita, gostaria da medida para um panelão médio! Pode me ajudar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Da próxima vez que eu fizer, darei as quantidade que rende. Eu prometo!

    ResponderExcluir
  20. Eu sou paraense e quando vou a Ilha do Mosqueiro costumo me deliciar com o mingau de banana, que sempre achei que fosse de banana comprida (da terra), nas barraquinhas que ficam na Vila onde pode-se degustar as tapioquinhas, cuscuz (de milho) e o famoso mingau toma-se um café da manhã delicioso com todas essas delicias da região!! vou tentar fazer o mingau pois não tinha a receita! Obrigada Vovó Cristina. (Maria Elisa)

    ResponderExcluir
  21. eu fiz o migal de banana pacova verde pois me lembra o tempo de criança minha mae fazia pra mim, mas eu lembro que o dela nao ficava roxo , o que eu fiz ficou muito roxo, como fazer pra fica amarelo, manada dica pra eu.

    ResponderExcluir
  22. Mingau de banana fez parte da minha infância hj fiz para o meu filho só não coloque o leite condensado pq a banana já é doce.

    ResponderExcluir
  23. Muito gostoso esse mingau...meu esposo já fez 3 vezes e todos da família e vizinhos amaram.💖👏

    ResponderExcluir
  24. Estou seguindo a receita a risca haha
    Parece baum.

    ResponderExcluir
  25. Ontem achei no supermercado "banana comprida", é assim q falamos no meu estado.(RO) Atualmente moro fora do Brasil e raramente encontro aqui nos mercados. Fiquei super feliz ontem qdo encontrei e corri na net para encontrar uma receita. Vi várias, mas a sua foi a q achei mais parecida com a q minha mãe fazia . Segui exatamente como vc falou e ficou simplesmente delicioso. Obrigada, pela receita. Bjo no ❤

    ResponderExcluir
  26. Essa receita é maravilhosa. Bjosss

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo/a ao blog da Vovó Cristina!

Adoro receber sua visita!

Com carinho, Vovó Cristina.

Deixe seu e-mail, assim posso escrever
pra vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...